Tema: Leigo se faz presente em diversos meios sociais
Dentro de nossa Igreja Católica existe uma hierarquia constitucional tais como bispos, padres, diáconos e também as pessoas batizadas, que são os leigos. Os leigos não são apenas aquelas pessoas que já estão nas pastorais, mas sim todos nós. Apartir do Concilio Vaticano II, houve a abordagem do papel do leigo dentro da Igreja.
O caminho a seguir deve ser os ensinamentos de Jesus e sua mensagem secular. A primeira missão do leigo deve ser a pastoral e nas famílias. Sendo exemplo na vida comunitária, nós cristãos leigos estamos em conformidade com a Santa Igreja e conosco mesmo.
"Ser Sal da Terra e Luz do Mundo", é algo bem profundo, pois devemos ser exemplos de fé e coerência onde estivermos. Devemos ser instrumentos que nos leve a Jesus. A igreja é o Corpo Mistico de Jesus Cristo, e nós como membros devemos viver em unidade e trabalhar em união com a Santa Igreja.
DEVEMOS ANUNCIAR O NOME DE JESUS NA IGREJA E TAMBÉM EM TODOS OS LUGARES!!!!
* Segue entrevista com o Pe. Sylvester, sobre a temática do Novenário em Honra a São José, nosso padroeiro.
Repórter: Boa noite, padre Sylvester. Temos como tema desse novenário: Com São José aprendemos a servir como leigos e leigas na Igreja. Então, qual é o papel dos leigos na Comunidade Cristã?
Pe Sylvester: Os leigos são todos aqueles que não receberam o Sacramento da Ordem. Então o papel dos leigos e leigas é complementar a ação dos Cléricos, desenvolvendo serviços e atividades de evangelização e conscientização cristã. Os leigos pela quantidade, consegui atingir e permanecer em lugares onde Cristo deve também viver, por exemplo nas periferias e ribeirinhos.
Repórter: Papa Francisco, instituiu o ano de 2018, o ano do Laicato no Brasil. Qual a importância desse pedido de Sua Santidade para o povo católico?
Pe Sylvester: Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja percebendo que os leigos são a maioria de seus membros, abriu sua porta para os fieis leigos a assumir alguns papéis na Igreja, sem deixar o sacerdote fazer tudo. Os leigos são um grande auxílio nas missões de evangelização e estrutura. São os braços ativos de uma Igreja Viva.
Repórter: E nós católicos, padre, podemos fazer o quê para sermos leigos fiéis a Cristo, em um mundo cada vez mais violento e sem respeito às pessoas?
Pe Sylvester: Os leigos são importantes para a igreja se assumirem as responsabilidades na Igreja, como catequese, coordenando pastorais e se envolvendo nas atividade eclesial pelas suas palavras e ações. Nisto eles estão construindo, espalhando o reino de Deus aqui na terra. Como Jesus sacrificou sua vida para nós todos, seu desejo é que os leigos possam se doar para os trabalhos e serviços da Igreja, pois sem ele a igreja ficaria parada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário