quinta-feira, 25 de maio de 2017

O TERÇO DOS HOMENS: Feliz a família que tem um pai que se preocupa em rezar pelos seus





Dom Geremias Steinmetz - Nas minhas andanças pelas paróquias da Diocese de Paranavaí vou percebendo um ou outro elemento da pastoral ou da espiritualidade do nosso povo que nasce e cresce sem mesmo a gente perceber. Neste sentido vem chamando atenção nos últimos anos a rapidez com que crescem os grupos do “Terço dos Homens”. Em várias das nossas paróquias estes grupos já se reúnem e o trabalho vem acontecendo. Os frutos também já começam a aparecer. É claro que a oração do terço nos leva a refletir os mistérios da vida de nosso Senhor Jesus Cristo. O terço é uma oração mariológico-cristológica porque quem está no centro não é Nossa Senhora, mas o próprio Jesus Cristo.

O Papa São João Paulo II ensinou que o Terço é uma oração contemplativa. A sua Exortação Apostólica “Rosarium Virginis Mariae” (2002), despertou em toda a Igreja um renovado interesse pela antiquíssima devoção do Rosário e seus efeitos continuam se propagando de forma encantadora por todo o mundo. É uma forma de contemplar Jesus com os olhos de Maria, tendo sido ela a criatura que mais perto esteve do Filho de Deus encarnado, durante toda a trajetória da Salvação. Nenhuma outra pessoa na terra esteve tão unida a Cristo quanto Maria. Desde a sua concepção até a morte na cruz, e ainda na ressurreição e após a ascensão, Maria está sempre presente e unida ao mistério de seu Filho, Jesus, Deus e Homem verdadeiro.


Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG), conta que a “origem deste costume, de homens se reunirem para rezar o Terço, se perde na história. Há notícias de tais grupos ao menos desde 1912. Porém, no Brasil, a iniciativa mais recente foi do Movimento Maria Três Vezes Admirável de Schoenstatt, também conhecido como Mãe Rainha, presente, sobretudo no Norte e no Nordeste”.


Em nossa diocese estes grupos estão crescendo e continuam fazendo florescer a boa devoção a Nossa Senhora nas comunidades, especialmente entre os homens. Testemunhos de participantes assíduos mostram que esta devoção é capaz de fazer renascer a participação na vida da comunidade, conscientiza sobre a dedicação à família, faz retornar o amor à Eucaristia, incentiva a prática da caridade, aumenta a confiança em Deus, etc. Já aconteceram, inclusive, Encontros Nacionais de Grupos do Terço dos Homens, em Aparecida – SP. Estes visam animar tais grupos que surgem em todo o nosso país a se aprofundarem na prática desta oração para alimentar a fé dos fiéis.

Que a graça de Deus que sopra onde quer, faça com que mais e mais pessoas se encantem com Jesus Cristo através da prática da oração do terço. Feliz a família que possui um pai que se preocupa em rezar pelos seus. Feliz a comunidade que tem grupos de homens que se preocupam de rezar pelas famílias, pelos filhos e pela Igreja. Feliz a Igreja que continua a unir seus filhos pela devoção à Nossa Senhora. Virgem Mãe, Oh, Mãe da...

Nenhum comentário:

Postar um comentário