domingo, 2 de julho de 2017

Conhecendo Nossa Tradição Católica Cristã - O Ano Litúrgico

" O domingo é o fundamento e o núcleo do Ano Litúrgico, isso porque a Igreja celebra a cada oitavo dia o Mistério Pascal.  Conhecido como o dia do Senhor, devido à tradição apostólica, cuja origem é o mesmo dia da Ressurreição de Cristo, no domingo os cristãos devem reunir-se para, ouvindo a Palavra de Deus e participando da Eucaristia, lembrarem-se da Paixão, Ressurreição e Glória do Senhor Jesus".

" Cada acontecimento que compõe o Ano Litúrgico é uma oportunidade de renovar o sentido da nossa própria vida através da celebração da liturgia, em rituais, símbolos e gestos".
Resultado de imagem para ano liturgico

A liturgia dominical cumpre sempre um ciclo de três anos, contemplando Ano A, ano B e Ano C. Em cada Ano litúrgico há uma evangelista que lhe confere um acento próprio:

ANO A
- Predomina a leitura do Evangelho de São Mateus, em que se destaca a pessoa de Jesus como filho que cumpre a vontade de Deus e o anuncia como Pai.

ANO B
- Predomina a leitura do Evangelho de São Marcos, em que se conhece Jesus como o Messias que veio para servir.

ANO C 
- Predomina a leitura do Evangelho de São Lucas, no qual se destacam a graça e a misericórdia de Deus para toda a humanidade.

* Fonte:
Ortiz, F & Daldegan, V.  O Ano Liturgico. Petróplos : Vozes 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário