sexta-feira, 27 de abril de 2018

Novenário de São José - 24.04

Lema: Leigos precisam estudar e conhecer a doutrina da Igreja

Pe. Sylvester Boamah, em sua homilia mostrou a necessidade dos leigos conhecerem a doutrina de nossa Santa Igreja.  Só serão missionários quando compreender-mos os Documentos da Igreja, os ensinamentos do Magistério da Igreja, a Tradição Apostólica e Tradição Cultural Cristã. Só haverá evangelizadores quando conhecer-mos o caminho trilhado por Cristo e Sua Mensagem. Apresentou para a comunidade alguns livros:
Resultado de imagem para catecismo da igreja catolica
Catecismo da Igreja Católica é uma exposição da fé católica e da doutrina da Igreja. Os membros da Igreja consideram seu catecismo como "fiel e iluminado pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja". Trata-se de um texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina cristã.

Resultado de imagem para documento de aparecida
Os bispos, reunidos na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, querem impulsionar, com o acontecimento celebrado junto a Nossa Senhora Aparecida no espírito de um novo Pentecostes e com o documento final que resume as conclusões de seu diálogo, uma renovação da ação da Igreja. Todos os seus membros estão chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, para que nossos povos tenham vida Nele.

Resultado de imagem para direito canonico
Código de Direito Canónico  é o conjunto ordenado das normas jurídicas do direito canónico que regulam a organização da Igreja Católica Romana (de rito latino), a hierarquia do seu governo, os direitos e obrigações dos fiéis e o conjunto de sacramentos e sanções que se estabelecem pela contravenção das mesmas normas. Na prática é a constituição da Igreja Católica.

Resultado de imagem para compendio do catecismo
Catecismo da Igreja Católica é uma exposição da fé católica e da doutrina da Igreja. Os membros da Igreja consideram seu catecismo como "fiel e iluminado pela Sagrada Escritura, pela Tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja".
Trata-se de um texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica, com o qual pode-se conhecer o que a Igreja professa e celebra, vive e reza em seu cotidiano. Ele foi organizado de maneira a expor em linguagem contemporânea os elementos fundamentais e essenciais da fé cristã. Neste livro encontram-se orientações para o católico comprometido com sua fé. É também oferecido a todo homem que deseja perguntar à Igreja e conhecer o que a Igreja crê.

Resultado de imagem para documento 105
Este documento Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade foi aprovado na 54ª Assembléia Geral da CNBB, realizada em Aparecida, nos dias 6 a 15 de abril de 2016.Tem como perspectiva a afirmação dos cristãos leigos e leigas como verdadeiros sujeitos eclesiais.














Nenhum comentário:

Postar um comentário