quinta-feira, 19 de setembro de 2019

A vida missionária de Francisco



A busca pela santidade deve ser o caminho a ser trilhado por todos nós.
Breve relato de sua vida:
Parte I
Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália em 1182 em uma família abastada, onde sua família tinha muito dinheiro. Foi para a guerra acabou prisioneiro e depois de solto ficou doente, foi nesse momento que recebeu uma mensagem:"a quem é melhor servir, ao amo ou o criado",  e retornando para casa, começou meditar a mensagem que recebera. Começou a visitar doentes e pobres dando inclusive suas roupas e dinheiro. Nestes momentos desenvolvia seu espirito de pobreza, humildade e compaixão.
Resultado de imagem para imagem de são francisco de assis
Nesse breve relato de sua vida percebemos um homem altamente misericordioso e predestinado a querer mudar o mundo através de características poucas difundidas na atualidade. Suas atitudes eram pautadas na pobreza, simplicidade e carinho com as coisas de Deus. Ele olhava o homem e a natureza como as grandes maravilhas de Deus e se vem de Dele é digno de todo trabalho solidário. 
Podemos nos questionar:
- Mas haverá espaço em nossas vidas para sermos espelhos da vida de São Francisco?
- Será que não seria caretice minha, fugir das regras consumista dessa sociedade?

Podemos ter muitas respostas para essas perguntas, mas nossos gestos valem muito mais.
- Encontro Deus, quando não tenho vergonha de expressar a minha fé onde eu esteja.
Resultado de imagem para atividades catolicas pastorais em tarauaca

Encontro Deus nas atitudes mais singelas da minha vida, pois simplicidade é tudo.
Resultado de imagem para exemplo de simplicidade

A pobreza traz a tona, o quanto estamos abraçados com a mensagem de Jesus. Jesus, nosso bom Pastor, sempre deixou bem claro sua mensagem de amor aos mais necessitados. E algumas formas de  pobreza também mostra características humanas inúteis, tem gente pobre de caráter, saúde, companheirismo e principalmente de Deus. 

Que no fundo possamos ser sim, instrumentos de PAZ...

Oração de São Francisco
Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado
Compreender do que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado;
E morrendo que se vive
Para a vida eterna

Segue programação do Novenário de São Francisco 2019


PAZ E BEM A TODOS!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário