Hoje, 24/07, haverá o Santo Terço as 18:00 e logo após a Santa Missa.
segunda-feira, 24 de julho de 2017
Novenário em Honra de São Cristóvão - Fotos
Hoje, 24/07, haverá o Santo Terço as 18:00 e logo após a Santa Missa.
domingo, 9 de julho de 2017
Novenário em honra de São Cristovão
A Comunidade de São Cristóvão convida a comunidade tarauacaense para participar de nosso novenário que iniciará dia 17 a 25/07. Haverá missas diárias, jantares e leilões.
Um pouco da História e Vida de São Cristóvão
No dia 25 de julho é comemorado o dia do padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristóvão. Mas você sabe porque ele tem este título? O nome São Cristóvão não é o nome de batismo e carrega o significado de "Condutor de Cristo" além de também representar uma das devoções mais populares e antigas da Igreja Católica e do Brasil.
Seu verdadeiro nome era Réprobo e pouco se sabe a sua origem. Diz-se que ele era um homem muito alto, forte, da linhagem cananéia e por conta disso, sua profissão era um guerreiro. Graças ao seu porte físico, não havia um que o vencesse. Sua presença quase sempre era sinônimo de VITÓRIA.
ORAÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO
Dai-me, Senhor, firmeza e vigilância no volante para que chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam, a todos, e a dirigir com prudência, e que descubra vossa presença na natureza, nas rodovias, nas ruas, nas criaturas, em tudo aquilo que me rodeia.
São Cristóvão, protegei-me a ajudai-me nas minhas idas e vindas a saber viver com alegria, agora e sempre. Amém!
quarta-feira, 5 de julho de 2017
Conhecendo nossa Tradição Católica Apostólica Romana - O Ano litúrgico - parte 3
Ciclo da Páscoa
Tempo da Quaresma
Semana Santa
Tríduo Pascal
Tempo Pascal
Tempo da Quaresma
Envolve desde a Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa antes da Missa da Ceia do Senhor. O 4º Domingo da Quaresma, é caracterizado pela alegria da Páscoa que se aproxima. Após o 5º Domingo da Quaresma temos o "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor", em que se inicia a Semana Santa. Nesse dia a cor litúrgica é vermelha.
A partir do período verpertino da Quinta-feira Santa inicia-se o Tríduo Pascal, que envolve: Quinta-feira Santa, Sexta-feira e Sábado Santo.
Na Quinta-feira, a tarde, celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e o Lava-pés sob a cor litúrgica branca, porque é um dia festivo no qual se celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia. Na Sexta-feira Santa celebra-se a Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo sob a cor litúrgica vermelha, para relembrar o sangue derramado na entrega de Cristo com sua morte na cruz. No Sábado Santo, a noite, celebra-se a Vigília Pascal sob a cor litúrgica branca, que simboliza a presença do Cristo Ressuscitado no meio de nós, a vida que venceu a morte.

Durante a Tempo da Quaresma promove-se uma espiritualidade de penitência e conversão por meio de ensinamentos sobre a misericórdia de Deus. A cor litúrgica usada nesse tempo é a roxa.
Tempo Pascal
Inicia-se a partir do 1º Domingo da Páscoa e termina com a solenidade de Pentecostes. No 7º Domingo da Páscoa celebra-se a solenidade da Ascensão do Senhor. O Tempo Pascal é o período em que celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo, momento que nos edifica como Igreja. A cor litúrgica do Tempo Pascal é a branca.

segunda-feira, 3 de julho de 2017
Conhecendo a Nossa Tradição Católica Apostólica Cristã - O Ano Litúrgico - Parte 2
"... Em cada ciclo trienal (A, B e C) da liturgia dominical, o Ano Litúrgico organiza-se da seguinte maneira:
Ciclo do Natal
Tempo do Advento ................................................Tempo do Natal
Tempo do Advento (quatro domingos antes do Natal). Envolve o mês de dezembro, dividido-se em duas partes. Do 1º Domingo do Advento a 16 de dezembro, a Igreja se dedica a sustentar a esperança e a expectativa da segunda vinda de Jesus (no fim dos tempos). Do dia 17 a 24 de dezembro, a Igreja se prepara para o Natal, celebrando a primeira vinda do Senhor encarnado à humanidade.
Promovendo o despertar de uma espiritualidade de esperança e jubilosa expectativa, as celebrações do Tempo do Advento anunciam a vinda do Messias. A cor Litúrgica do Tempo do Advento é roxa. O terceiro domingo é reconhecido como o Domingo "Gaudete", ou seja, Domingo da alegria. Isso porque o Natal se aproxima, sendo possível usar cor-se-rosa como tom mais suave.

Tempo do Natal
Inicia-se no dia 24 de dezembro, à noite, na chamada vigília do Natal e prossegue até a Festa do Batismo do Senhor. A celebração do Natal do Senhor prolonga-se por oito dias, que em seu conjunto formam a Oitava do Natal. Algumas festas e Solenidades são celebradas neste período: Festa da Sagrada Família, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, solenidade da Epifania do Senhor e festa do Batismo do Senhor, quando o Tempo do Natal se encerra.
A cor Litúrgica do Tempo do Natal é branca, representando a alegria, a fé e o acolhimento a Jesus, o Filho de Deus que se fez homem.

* Fonte: Ortiz, F & Daldegan, V. O Ano Litúrgico. Petropólis: Vozes 2015.
domingo, 2 de julho de 2017
Conhecendo Nossa Tradição Católica Cristã - O Ano Litúrgico
" O domingo é o fundamento e o núcleo do Ano Litúrgico, isso porque a Igreja celebra a cada oitavo dia o Mistério Pascal. Conhecido como o dia do Senhor, devido à tradição apostólica, cuja origem é o mesmo dia da Ressurreição de Cristo, no domingo os cristãos devem reunir-se para, ouvindo a Palavra de Deus e participando da Eucaristia, lembrarem-se da Paixão, Ressurreição e Glória do Senhor Jesus".
" Cada acontecimento que compõe o Ano Litúrgico é uma oportunidade de renovar o sentido da nossa própria vida através da celebração da liturgia, em rituais, símbolos e gestos".

A liturgia dominical cumpre sempre um ciclo de três anos, contemplando Ano A, ano B e Ano C. Em cada Ano litúrgico há uma evangelista que lhe confere um acento próprio:
ANO A
- Predomina a leitura do Evangelho de São Mateus, em que se destaca a pessoa de Jesus como filho que cumpre a vontade de Deus e o anuncia como Pai.
ANO B
- Predomina a leitura do Evangelho de São Marcos, em que se conhece Jesus como o Messias que veio para servir.
ANO C
- Predomina a leitura do Evangelho de São Lucas, no qual se destacam a graça e a misericórdia de Deus para toda a humanidade.
* Fonte:
Ortiz, F & Daldegan, V. O Ano Liturgico. Petróplos : Vozes 2015
Assinar:
Postagens (Atom)