quarta-feira, 5 de julho de 2017

Conhecendo nossa Tradição Católica Apostólica Romana - O Ano litúrgico - parte 3

Ciclo da Páscoa
Tempo da Quaresma
           Semana Santa
                     Tríduo Pascal
                                 Tempo Pascal
Tempo da Quaresma
Envolve desde a Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa antes da Missa da Ceia do Senhor. O 4º Domingo da Quaresma, é caracterizado pela alegria da Páscoa que se aproxima. Após o 5º Domingo da Quaresma temos o "Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor", em que se inicia a Semana Santa. Nesse dia a cor litúrgica é vermelha.

A partir do período verpertino da Quinta-feira Santa inicia-se o Tríduo Pascal, que envolve: Quinta-feira Santa, Sexta-feira e Sábado Santo.

Na Quinta-feira, a tarde, celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e o Lava-pés sob a cor litúrgica branca, porque é um dia festivo no qual se celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia. Na Sexta-feira Santa celebra-se a Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo sob a cor litúrgica vermelha, para relembrar o sangue derramado na entrega de Cristo com sua morte na cruz. No Sábado Santo, a noite, celebra-se a Vigília Pascal sob a cor litúrgica branca, que simboliza a presença do Cristo Ressuscitado no meio de nós, a vida que venceu a morte.
Resultado de imagem para ciclo da pascoa

Durante a Tempo da Quaresma promove-se uma espiritualidade de penitência e conversão por meio de ensinamentos sobre a misericórdia de Deus. A cor litúrgica usada nesse tempo é a roxa.

Tempo Pascal
Inicia-se a partir do 1º Domingo da Páscoa e termina com a solenidade de Pentecostes. No 7º Domingo da Páscoa celebra-se a solenidade da Ascensão do Senhor. O Tempo Pascal é o período em que celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo, momento que nos edifica como Igreja. A cor litúrgica do Tempo Pascal é a branca.
Resultado de imagem para tempo pascal

Nenhum comentário:

Postar um comentário