segunda-feira, 3 de julho de 2017

Conhecendo a Nossa Tradição Católica Apostólica Cristã - O Ano Litúrgico - Parte 2

"... Em cada ciclo trienal (A, B e C) da liturgia dominical, o Ano Litúrgico organiza-se da seguinte maneira:
Ciclo do Natal
Tempo do Advento ................................................Tempo do Natal


Tempo do Advento (quatro domingos antes do Natal). Envolve o mês de dezembro, dividido-se em duas partes. Do 1º Domingo do Advento a 16 de dezembro, a Igreja se dedica a sustentar a esperança e a expectativa da segunda vinda de Jesus (no fim dos tempos). Do dia 17 a 24 de dezembro, a Igreja se prepara para o Natal, celebrando  a primeira vinda do Senhor encarnado à humanidade.

Promovendo o despertar de uma espiritualidade de esperança e jubilosa expectativa, as celebrações do Tempo do Advento anunciam a vinda do Messias. A cor Litúrgica do Tempo do Advento é roxa. O terceiro domingo é reconhecido como o Domingo "Gaudete", ou seja, Domingo da alegria. Isso porque o Natal se aproxima, sendo possível usar cor-se-rosa como tom mais suave.
Resultado de imagem para ciclo do natal


Tempo do Natal
Inicia-se no dia 24 de dezembro, à noite, na chamada vigília do Natal e prossegue até a Festa do Batismo do Senhor. A celebração do Natal do Senhor prolonga-se por oito dias, que em seu conjunto formam a Oitava do Natal. Algumas festas e Solenidades são celebradas neste período: Festa da Sagrada Família, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, solenidade da Epifania do Senhor e festa do Batismo do Senhor, quando o Tempo do Natal se encerra.

A cor Litúrgica do Tempo do Natal é branca, representando a alegria, a fé e o acolhimento a Jesus, o Filho de Deus que se fez homem.
Resultado de imagem para ciclo do natal 
* Fonte: Ortiz, F & Daldegan, V. O Ano Litúrgico. Petropólis: Vozes 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário